A tireóide é uma glândula endócrina que todos nós temos, e junto com a hipófise, a supra-renal, os ovários e os testículos produzem hormônios que regulam o funcionamento e o metabolismo do nosso organismo.
O funcionamento da glândula tireóide pode ser avaliada pela dosagem no sangue de T4L e TSH, e conforme os resultados podemos classificar em:
- Eutireoidismo – funcionamento normal da tireóide
- Hipotireoidismo – falta de produção do hormônio tireoidiano que pode levar a aumento de peso, cansaço, sonolência, queda de cabelo, etc...
- Hipertireoidismo – excesso de produção do hormônio tireoidiano que pode levar a agitação, emagrecimento, palpitação, etc...
Mesmo que a glândula esteja funcionando normalmente (avaliado através do T4L e do TSH), pode haver aparecimento de nódulos na tireóide. Para verificarmos se há nódulos na tireóide, realizamos o exame de Ultrassom da tireóide. Uma parcela muito grande da população apresenta nódulos na tireóide, geralmente menores que 1cm e na maioria benignos, porém uma parte destas pessoas pode evoluir com crescimento destes nódulos, neste momento devemos avaliar a possibilidade da presença de câncer, e também algumas pessoas podem ter sintomas de falta de ar e dificuldade de engolir devido ao grande crescimento da glândula tireóide ou dos nódulos (chamamos de Bócio qualquer crescimento da tireóide).
Periodicamente é importante fazermos a avaliação da tireóide, juntamente com outros exames de Check-up.